3ª Edição
2014
CATEGORIA 10-13 ANOS
Na categoria 10-13 anos, o vencedor foi o Bernardo Thó Monteiro.
Quando tinha 9 anos e andava no 4º ano escreveu e ilustrou o seu primeiro livro, composto por quatro contos: “As histórias de outro mundo”.
O que motiva o Bernardo, para além de um grande gosto e talento por escrever, é falar de coisas que acha importantes para as pessoas, como não ter medo dos monstros, ir à escola e fazer reciclagem.
CATEGORIA 14-17 ANOS
Na categoria 14-17 anos, a vencedora foi a Estela Santos com um projeto de dinamização comunitária na cidade em que vive, Tavira.
Estela lançou mãos à obra de implementar mesas de piquenique em espaços onde as pessoas (sobretudo estudantes) se encontram e tomam as suas refeições, mas onde não existem condições que fomentem esses encontros comunitários.
Vai também avançar com a realização de palestras sobre cursos e saídas profissionais na sua escola.
CATEGORIA 18-23 ANOS
Na categoria 18-23 anos, foi a Margarida Ferraz de Oliveira que ganhou.
É finalista de Direito e fundou um projeto de voluntariado denominado “Pro Bono”, que presta apoio jurídico gratuito a populações desfavorecidas.
O projeto conta com uma rede de 150 instituições particulares de solidariedade social, 140 alunos de direito e cerca de 90 advogados, que já prestaram ajuda mais de 30 casos jurídicos, sobretudo no direito de família, regulação do poder paternal, ações de despejo e partilhas.
Para além disso, a Margarida é também voluntária no Banco Alimentar Contra a Fome, e este ano vai em missão para Cabo Verde.
CATEGORIA 18-23 ANOS
MENÇÃO HONROSA
Também na categoria de 18-23 anos Afonso Pereira Borga, venceu com um projeto que visa introduzir a vertente de voluntariado social no turismo em Portugal: a ideia é os turistas que assim o desejarem, numa parte do seu dia ou da sua estadia no país, poderem colaborar em atividades de voluntariado e de proximidade com as pessoas que estão afetadas por qualquer tipo de carência.